domingo, janeiro 20, 2013

Como Pregar Sermões Expositivos a Ouvintes que não Foram Educados para Ouvi-los? / Phil Newton

“Toda pregação cristã verdadeira é expositiva”, escreveu John Stott. Embora algumas pessoas considerem a pregação expositiva um método antiquado, sua capacidade de tornar-se um porta-voz do texto bíblico assegura relevância constante. Desde que a responsabilidade do pastor é pregar a palavra, ele deve se esforçar para compreender o texto bíblico e comunicá-lo eficaz e apaixonadamente a sua congregação (2Tm 4.2). A abordagem expositiva almeja deixar que o texto bíblico trate das diversas necessidades de uma congregação, independente do nível educacional da igreja. J. W. Alexander expressou bem isso: “O método expositivo é apropriado para assegurar ao pregador e aos seus ouvintes a maior quantidade de conhecimento sobre as Escrituras”.
Tanto o pregador quanto os ouvintes podem ser auxiliados na pregação expositiva ao lembrar sempre de algumas coisas.
O pregador e a pregação expositiva:
1. Reconheça que o método expositivo pode ser estranho aos seus ouvintes, então, faça todos os anos uma pregação sobre o motivo de você pregar expositivamente. Nessa mensagem você precisa explicar por que o método expositivo é necessário, o que você procura realizar, e a forma como o sermão deve ser ouvido.
2. Ao preparar o sermão, certifique-se de trabalhar o seu vocabulário de forma que este se iguale à compreensão dos ouvintes. Além disso, nunca presuma que seus ouvintes entendem termos que, para você, são comuns. Por exemplo: justificação, santificação e eclesiologia. Uma simples explicação dos termos oferecendo exemplos pode incrementar o entendimento da congregação.
3. Ofereça resumos dos sermões para ajudar as pessoas no momento de ouvi-los. Você também pode pensar na possibilidade de imprimir a mensagem que você escreveu e disponibilizá-la antes do culto, para ajudar os ouvintes a ouvir e compreender. Isso acaba tornando-se uma boa ferramenta para seu povo lembrar do sermão e seguir com o estudo do tema.
4. Encoraje sua congregação a desenvolver a capacidade de pensar e compreender oferecendo um material de leitura adicional para complementar a sua pregação. Para começar, esse material pode ser composto por artigos ou sermões curtos, livretes e, depois, vocês podem prosseguir com a leitura de livros maiores. Providencie guias de leitura da Bíblia inteira a fim de desafiar a congregação nessa disciplina espiritual. Comece aos poucos para não sobrecarregar aqueles que não estão acostumados a ler com regularidade.
5. Tenha momentos de diálogo a fim de que as pessoas possam fazer perguntas relacionadas ao sermão sem medo de embaraços. É importante que você evite uma postura defensiva com relação a perguntas ou comentários. Isso pode ser feito após o culto da noite ou durante os cultos semanais. Cuidadosa e humildemente responda as perguntas direcionando as pessoas ao texto bíblico e usando a oportunidade para fazer algumas sugestões sobre como interpretar as Escrituras.
6. Pense numa “pessoa-alvo” quando estiver preparando o sermão. Essa pessoa seria um representante do nível comum de compreensão na igreja. Visualize a comunicação com essa pessoa conforme você desenvolve seu esboço, suas explicações, ilustrações e aplicações do texto. Busque ocasiões para conversar sobre o sermão com a “pessoa-alvo”. Pergunte francamente quão bem ele ou ela está compreendendo os sermões; pergunte como você pode ser mais claro, o que foi mais proveitoso no sermão, e identifique qualquer coisa que possa ter impedido a compreensão.
Os ouvintes e a pregação expositiva:
Regularmente desafie seus ouvintes a tirar o máximo de proveito de cada sermão considerando o seguinte:
1. Reconheça a autoridade das Escrituras Sagradas e sua primazia na adoração pública. Durante a semana prepare-se para ouvir a Palavra lendo as Escrituras regular e sistematicamente.
2. Peça que o Senhor lhe dê ouvidos que ouçam a Palavra e um coração obediente – lembre a congregação que eles têm a responsabilidade de se preparar para ouvir tanto quanto você tem a responsabilidade de se preparar para pregar.
3. Examine as Escrituras como os bereanos para ver se as coisas expostas são fiéis à Palavra de Deus (At 17).
4. Faça perguntas no sentido de oferecer uma resposta à exposição das Escrituras:
• Agora estou convicto, por meio da Palavra, de que existe uma área de minha vida, de meus pensamentos, de minhas ações e do meu comportamento que precisa ser mudada?
• Existe um pecado, uma desobediência, uma atitude errada ou alguma desculpa que foi repreendida pela verdade das Escrituras e que agora preciso confessar e dos quais preciso me arrepender diante do Senhor?
• Há uma instrução que eu preciso seguir e colocar em prática na minha vida?
• Há uma doutrina que eu preciso estudar mais e aplicar ao meu entendimento da verdade cristã?
5. Reflita no texto e na mensagem. Nesse momento você pode alcançar o maior discernimento que já teve sobre a Palavra de Deus. Faça anotações e analise-as novamente após o sermão.
6. Repita as verdades do texto para outra pessoa, talvez usando essa ocasião como uma chance para testemunhar do evangelho ou encorajar um amigo crente.

Phil Newton é pastor da Igreja Batista South Woods em Memphis, Tennessee.
Leitura recomendada:
J. W. Alexander, Thoughts on Preaching (Edinburgh: Banner of Truth, 1988).
J. I. Packer, Vocábulos de Deus (São José dos Campos: Editora Fiel, 1994).
John Piper, A supremacia de Deus na pregação (São Paulo: Shedd Publicações, 2003).
Charles H. Spurgeon, Lições aos meus alunos. vol. 1-3 (São Paulo: PES, 1990).
[Sugestões do Editor]:
Bryan Chapell, Pregação cristocêntrica (São Paulo: Cultura Cristã, 2002).
Sidney Greidanus, O pregador contemporâneo e o texto antigo (São Paulo: Cultura Cristã, 2006).
D. Martyn Lloyd-Jones, Pregação e pregadores (São Paulo: Fiel, 1984).
Albert Martin, O que há de errado com a pregação de hoje? (São Paulo: Fiel, s/d).
Stuart Olyott, Pregação pura e simples (São Paulo: Fiel, 2005).
Haddon W. Robinson, A pregação bíblica (São Paulo: Edições Vida Nova, 1983).
Traduzido por: Ana Paula Euzébio Pereira
Revisão: Pr. Franklin Ferreira
Copyright
© 9Marks
© Editora FIEL 2009.
Traduzido do original em inglês: How do I preach expositional sermons to uneducated hearers? de Phil Newton, com a permissão do ministério 9Marks.

www.antunesebd.com | Editora Fiel | Original aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário