quinta-feira, setembro 20, 2012

Por Favor, Mais Alimento! / John Piper

A fé se alimenta da Palavra de Deus. Sem uma dieta permanente, a fé se torna cada vez mais fraca. Se você está descontente com a sua coragem, alegria e pureza de coração, avalie a maneira como está alimentando a sua fé.
Compare a maneira como se alimenta. Suponha que você comece o dia tomando um copo de suco de laranja. Isto é gostoso e bom para você. Talvez isto lhe tome cinco minutos, enquanto, ao mesmo tempo, lê o jornal. Em seguida, você sai para o trabalho ou para a escola. E não come mais nada até a manhã do dia seguinte, quando toma outro copo de suco. Assim você passa os dias, tomando um copo de suco, até que desfalece.
Essa é a maneira como muitos crentes tentam sobreviver como crentes. Alimentam sua fé com cinco minutos de refeição, pela manhã ou à noitinha, e não comem outra vez até se passarem vinte e quatro horas. Alguns até pulam uma manhã ou outra, não dando à sua fé qualquer coisa para comer, durante vários dias.
Ora, a conseqüência de uma fé faminta é que ela desfalece. Não é difícil entender isso. E, quando a fé está faminta, ela se torna mais fraca e incapaz de fazer muito. Tem dificuldade para confiar em Deus, adorar e regozijar-se, bem como para resistir ao pecado. Ela suspira e tropeça. Alguém talvez pergunte: “Como você sabe que a fé necessita do alimento da Palavra de Deus para crescer e florescer?” Bem, há alguns indícios na Bíblia.
Primeiro, Romanos 10.17 afirma: “A fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo”. Se a fé vem da Palavra de Deus, ela se vai com a ausência da Palavra.
Segundo, Salmos 78.5, 7 declara que Deus “estabeleceu um testemunho em Jacó, e instituiu uma lei em Israel e ordenou a nossos pais que os transmitissem a seus filhos... para que pusessem em Deus a sua confiança”. Em outras palavras, o alvo do ensino da Palavra de Deus aos nossos filhos é nutrir a confiança (ou seja, a fé) em Deus. Assim, a fé se alimenta da Palavra de Deus.
Terceiro, Provérbios 22.18-19 afirma: “Porque é coisa agradável os [as palavras de Deus] guardares no teu coração e os aplicares todos aos teus lábios. Para que a tua confiança esteja no senhor, quero dar-te hoje a instrução, a ti mesmo”. Isso nos mostra que as palavras de Deus existem “para que a tua confiança esteja no senhor”. A fé se alimenta da Palavra de Deus.
Quarto, compare Salmos 1.2-3 (“O seu prazer está na lei do senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto”) com Jeremias 17.7-8 (“Bendito o homem que confia no senhor e cuja esperança é o senhor. Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde”). Um texto diz que meditar na Palavra de Deus torna você como uma árvore que permanece forte; o outro diz que confiar no Senhor faz de você uma árvore que permanece forte. O que causa isso? A mesma coisa. Por quê? Por que a pessoa que medita na Palavra de Deus, dia e noite, está continuamente alimentando a sua fé; por isso, a sua confiança é forte.
Quinto, temos de raciocinar que a fé se alimenta da Palavra de Deus porque a Palavra é aquilo em que a fé confia. E, onde não há palavras dignas de confiança, a fé não tem o que comer. Essa é a natureza da fé. Ela subsiste daquilo em que confia. A fé não tem outra vida, se não a vida que ela obtém da verdade em que crê. Portanto, se não a alimentarmos com uma dieta consistente, que é a Verdade que sustenta a vida, a fé murchará.
Tudo isto significa que devemos memorizar as Escrituras, todos os dias, de modo que possamos alimentar nossa fé, hora após hora, durante todo o dia. Somente algumas pessoas têm o privilégio de abrir a Bíblia a cada hora. Mas todos nós podemos consultar nossa memória a cada hora. De fato, nós precisamos disto.
Portanto, com todo o meu coração, encorajo-o a fazer isto. Quando você tiver seus momentos de devoção na Palavra de Deus, encontre uma frase ou um versículo — um bocado para a sua alma — e memorize-o. Isto é semelhante a colocar o alimento da fé na despensa de sua mente. Durante todo o dia, você pode ir lá e comer uma porção daquele bocado. Pode ser algo tão simples como: “De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei” (Hebreus 13.5). Pegue-o e mastigue-o a cada hora. A nutrição alimentará a sua fé, e esta se tornará forte. Você orará por frutos, e estes surgirão.                      
www.antunesebd.com | Satisfação em Deus | Original aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário