1. Não desenvolva uma filosofia de
ministério que torne difícil as pessoas entrar no céu. Jesus
disse: “Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!” Seus
discípulos ficaram estupefatos, como muitos no movimento de “prosperidade”
deveriam ficar. Assim, Jesus aumentou ainda mais o assombro deles dizendo: “É
mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no
reino de Deus”. Eles responderam em descrença: “Então, quem pode ser salvo?”
Jesus disse: “Para os homens é impossível; contudo, não para Deus, porque para
Deus tudo é possível” (Marcos 10:23-27). Minha pergunta para os pregadores da
prosperidade é: Por que você desejaria desenvolver um foco ministerial que
torna difícil as pessoas entrar no céu?
2. Não desenvolva uma filosofia de
ministério que atice desejos suicidas nas pessoas. Paulo
disse: “De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento. Porque
nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele. Tendo
sustento e com que nos vestir, estejamos contentes. Ora, os que querem ficar
ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e
perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. Porque o amor do
dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e
a si mesmos se atormentaram com muitas dores” (1 Timóteo 6:6-10). Assim,
minha pergunta para os pregadores da prosperidade é: Por que você desejaria
desenvolver um ministério que encoraja as pessoas a se atormentarem com muitas
dores e se afogarem na ruína e perdição?
3. Não desenvolva uma filosofia de
ministério que encoraje a vulnerabilidade à traça e à ferrugem. Jesus
adverte contra o esforço de ajuntar tesouro na terra. Isto é, ele nos manda ser
doadores, e não guardiões. “Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a
terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam”
(Mateus 6:19). Sim,
todos nós guardamos algo. Mas dada a nossa tendência inerente em todos nós para
com a ambição, por que deveríamos tirar o foco de Jesus e invertê-lo
totalmente?
4. Não desenvolva uma filosofia de
ministério que faça trabalho duro significar acúmulo de riqueza. Paulo disse que não
deveríamos roubar. A alternativa era trabalhar duro com as nossas próprias
mãos. Mas o propósito principal não era meramente acumular ou mesmo ter.
O propósito era “ter para dar.” “Aquele que furtava não furte mais;
antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que
tenha com que acudir ao necessitado” (Efésios 4:28). Isso não é
justificação para ser rico a fim de dar mais. É um chamado
para fazer mais e acumular menos, para que possa dar mais. Não há razão pela
qual uma pessoa que ganha R$ 500.000,00 por ano deva viver diferentemente de
uma pessoa que ganha R$ 200.000,00. Descubra um estilo de vida moderado; corte
os seus gastos supérfluos; então, dê o restante. Por
que você desejaria encorajar as pessoas a pensar que elas deveriam possuir
riqueza para serem um doador generoso? Por que não encorajá-las a manter suas
vidas mais simples e serem um doador ainda mais generoso? Isso não adicionaria
à generosidade deles um forte testemunho que Cristo, e não as possessões, é o
seu tesouro?
5. Não desenvolva uma filosofia de
ministério que promova menos fé na promessa de Deus ser para nós o que o
dinheiro não pode ser. A
razão do escritor aos Hebreus nos mandar estarmos contentes com o que temos é
que o oposto implica menos fé nas promessas de Deus. Ele diz: “Seja a vossa
vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito:
De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei. Assim, afirmemos
confiantemente: O Senhor é o meu auxílio, não temerei; que me poderá fazer o
homem?” (Hebreus 13:5-6). Se a
Bíblia nos diz que estarmos contentes com o que temos honra a promessa de Deus
nunca nos abandonar, por que desejaríamos ensinar as pessoas a desejarem ser
ricas?
6. Não desenvolva uma filosofia de
ministério que contribua para que o seu povo fique sufocado até a morte. Jesus
adverte que a palavra de Deus, que tem o intento de nos dar vida, pode ser
sufocada pelas riquezas. Ele diz que isso é como uma semente que cresce entre
espinhos, e é sufocada até a morte: “A que caiu entre espinhos são os que
ouviram e, no decorrer dos dias, foram sufocados com os cuidados, riquezas e
deleites da vida; os seus frutos não chegam a amadurecer” (Lucas 8:14). Por
que desejaríamos encorajar as pessoas a buscar a própria coisa que Jesus adverte
que nos sufocará até a morte?
7. Não desenvolva uma filosofia de
ministério que tire o sabor do sal e coloque a candeia debaixo da vasilha. O que
existe nos cristãos que os torna o sal da terra e a luz do mundo? Não é a
riqueza! O desejo e a busca por riqueza têm o mesmíssimo sabor e aparência do
mundo. Isso não oferece ao mundo nada diferente daquilo que ele já crê. A
grande tragédia da pregação da prosperidade é que uma pessoa não tem que ser
espiritualmente vivificada para abraçá-la; a pessoa precisa ser apenas
gananciosa. Ficar rico em nome de Jesus não é ser o sal da terra ou a luz
do mundo. Nisso, o mundo simplesmente vê um reflexo de si mesmo. E se funciona,
eles comprarão. O contexto do discurso de
Jesus nos mostra o que é o sal e a terra. Eles são a disposição alegre de
sofrer por Cristo. Aqui está o que Jesus disse: “Bem-aventurados sois quando,
por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo
mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o
vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes
de vós. Vós sois o sal da terra…Vós sois a luz do mundo” (Mateus 5:11-14). O que fará o mundo provar (o
sal) e ver (a luz) de Cristo em nós não é que amamos a riqueza
da mesma forma que eles o fazem. Antes, será a disposição e a capacidade dos
cristãos amarem os outros mesmo durante o sofrimento, enquanto se regozijam
porque a recompensa deles está no céu com Jesus. Isso é inexplicável em termos
humanos. É sobrenatural! Mas atrair as pessoas com promessas de prosperidade é
simplesmente natural. Essa não é a mensagem de Jesus. Ele não morreu para
assegurar isso.
Antunesebd.com
| Desiring God | Original aqui
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