Mas quando
se trata de pensar, alegrar-se e edificar uma igreja sobre fundamentos bíblicos
saudáveis, deveríamos todos desejar uma igreja profundamente teológica. Eu
poderia citar muitos motivos para pregar teologicamente e muitos motivos para
pastorear uma congregação que ama teologia. Vou citar seis:
1. Deus se nos revelou na sua palavra e nos deu o seu
Espírito para que pudéssemos compreender a verdade. Obviamente, não precisamos
dominar todos os temas das Escrituras para sermos cristãos. Deus é gracioso para
salvar muitos de nós com falhas de discernimento. Mas se temos uma Bíblia, sem
mencionar os empecilhos materiais quando se trata de recursos impressos, por
que não gostaríamos de entender o máximo possível da auto-revelação de Deus?
Teologia é saber mais de Deus. Você não gostaria que sua igreja conhecesse mais
de Deus?
2. O Novo Testamento dá muito valor ao discernimento
entre a verdade e o erro. Há um depósito de verdade que deve ser resguardado.
Falsos ensinamentos devem ser lançados fora. Os bons ensinamentos devem ser
promovidos e defendidos. Isso não acontece com alguns candidatos a Ph.D.
insensíveis que se consomem diante de microfichas. Foi a paixão dos Apóstolos e
do próprio Senhor Jesus que elogiou a igreja em Éfeso por ser intolerante com
os falsos mestres e que odiava o comportamento dos Nicolaitas.
3. Os mandamentos morais do Novo Testamento são
fundamentados em proposições teológicas. Tantas epístolas de Paulo têm uma
estrutura dupla. Os capítulos iniciais apresentam doutrina e os capítulos
posteriores nos exortam à obediência. Doutrina e vida estão sempre conectadas
na Bíblia. É por causa das misericórdias de Deus, à vista de todas as
realidades sólidas teológicas em Romanos 1-11, que somos convocados a entregar
nossas vidas como sacrifícios vivos em Romanos 12. Conheça a doutrina, conheça
a vida. Nenhuma doutrina, nenhuma vida.
4. Categorias
teológicas nos capacitam mais e nos fazem regozijar mais profundamente na
glória de Deus. Verdades simples são maravilhosas. É bom cantar hinos simples
como "Deus é bom. Sempre!" Se você cantar isso com fé sincera, o
Senhor se agrada. Mas ele também se agrada quando podemos cantar e orar sobre
exatamente como ele tem sido bom conosco no plano da salvação e no alcance da
história da salvação. Ele se agrada quando nos gloriamos na obra completa de
Cristo, quando descansamos em sua providência todo-abrangente, e nos
maravilhamos na sua infinitude e auto-existência; quando podemos nos deleitar
em sua santidade e meditar na sua Trindade e Unidade e nos maravilhar com sua
onisciência e onipotência. Estas categorias teológicas não têm a intenção de
nos encher a cabeça, mas nos dar corações maiores que adoram com mais
profundidade e sermos mais altos porque pudemos ver melhor o que há em Deus.
5. A teologia nos ajuda e nos ensina a nos regozijar mais
profundamente nas bênçãos que são nossas em Cristo. Repito, é doce saber que
Jesus nos salva dos nossos pecados. Não há notícia melhor do que essa no mundo.
Mas como seu deleite será mais completo e mais profundo se você compreender que
a salvação significa eleição pela graça de Deus, expiação para cobrir seus
pecados, propiciação para desviar a ira divina, redenção para comprá-lo para
Deus, justificação diante do trono do julgamento de Deus, adoção na família de
Deus, santificação constante pelo Espírito, e glorificação prometida no fim dos
tempos. Se Deus nos deu tantas e tão variadas bênçãos multiplicadas em Cristo,
não lhe ajudaria a honrá-lo compreendendo quais são elas?
6. Até mesmo (ou seria especialmente) os que não são
cristãos precisam de boa teologia. Eles não se entusiasmam quando ouvem uma
pregação ordo salutis seca. Mas quem deseja pregações secas seja sobre lá o que
for? Se você pode falar de maneira simpática, apaixonada, e simplesmente sobre
as bênçãos da vocação verdadeira, da regeneração e da adoção, e sobre como
todas essas bênçãos que se encontram em Cristo, e sobre como a vida cristã é
nada mais nem menos do que aquilo que somos em Cristo, e como isto significa
que Deus realmente deseja que sejamos sinceros, quando nascidos de novo e não
como éramos nascidos no pecado – se você der tudo isso aos que anão são
cristãos, e o der explicitamente, você lhes dará uma porção de teologia. E, se
o Espírito de Deus estiver operando, eles poderão simplesmente voltar para
buscar mais.
Não existem
motivos para qualquer igreja ser algo menos do que robustamente teológica. As
igrejas continuarão sendo de todos os formatos e tamanhos. Mas "sem
teologia", ou pior, "anti-teológicas" elas não deveriam ser.
Traduzido por: Yolanda Mirdsa Krievin
Copyright © Kevin DeYoung 2011
Copyright © Editora Fiel 2011
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