domingo, junho 24, 2012

O que é a verdade? – Steven Lawson

O que é a verdade? Essa questão levantada por Pilatos, quando Jesus foi julgado perante ele, expôs sua própria visão de mundo. Ele viveu em um mundo no qual verdades absolutas não existiam. Eu acho que a voz de Pilatos era desprezível e cheia e desdém. Imagino que ele zombou, com raiva, pois Cristo se atreveu a falar com verdade. Embora ele olhasse para o rosto da Verdade encarnada não podia discerni-la. Pilatos era como muitos hoje, um pós-modernista, mas vivendo em tempos pré-modernos.
O que é verdade? Ela é definida como aquilo que se conforma com o fato ou realidade. É autenticidade, veracidade ou atualidade. Em uma palavra, a verdade é a realidade. É como as coisas realmente são. Teologicamente, verdade é o que é consistente com a mente, vontade, caráter, glória e ser de Deus. A verdade é a auto-revelação do próprio Deus. É o que é porque Deus declara assim e fez assim. Toda a verdade deve ser definida em termos de Deus, cuja natureza é a verdade.
Deus Pai é “o Deus da verdade” (Salmos 31:5, Isaías 65:16). Jesus Cristo é “cheio de graça e de verdade“ (João 1:14). De fato, Ele é “a verdade” (João 14:6). O Espírito Santo é “o Espírito da verdade” (João 14:17; 15:26; 16:13). Paulo chama as Escrituras de “palavra da verdade” (2 Timóteo 2:15). Jesus orou “Sua palavra é a verdade” (João 17:17). Tudo sobre Deus é verdadeiro. Deus sempre diz como as coisas são.
Quão valiosa é a verdade? Seu valor é “Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino” (Salmos 19:10). João Calvino disse: “Nada é considerado mais precioso por Deus do que a verdade.” Ninguém pode ser salvo sem a verdade. Ninguém pode ser santificado ou fortalecido sem ele. Sendo assim, quais são as características da verdade? Quais são suas propriedades distintivas?
Em primeiro lugar, a verdade é divina
Em última análise, toda verdade é verdade de Deus. A verdade vem do alto. Ela não é deste mundo. Não é o que a multidão especula ser. Não é determinada por pesquisas de opinião nem é descoberta por pesquisas de opinião pública. Não é salvaguardado pela tradição humana. A verdade pode ser conhecida apenas pela revelação divina.
Deus é a única fonte e o único autor da verdade. O pecado é tudo aquilo que Deus diz que é. Julgamento é o que Deus diz que é. Salvação é o que Deus diz que é. Céu e Inferno são o que Deus diz que eles são. Não importa o que o homem diz, mas simplesmente o que Deus diz. Uma palavra dita por Deus vale mais do que dez mil bibliotecas do que o homem diz. “Sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso” (Romanos 3:4).
Em segundo lugar, a verdade é absoluta
Sem Deus, não pode haver quaisquer absolutos. Sem absolutos não podem existir quaisquer objetivos, verdades universais. Sem absolutos a verdade se torna subjetiva, relativa e pragmática. Sem absolutos a verdade dá lugar a meras preferências pessoais ou culturais. Mas, ao contrário, toda verdade é absoluta porque Deus é a verdade absoluta.
Isso significa que apenas o que é de verdade é verdadeiro. Tudo contrário a verdade é mentira. A verdade exclusiva, não inclusiva. A verdade é discriminatória, pois exclui o que não é verdade. A verdade é incompatível e intolerante com todos os erros. Se toda verdade é verdade de Deus, então todas as inverdades são mentiras do diabo.
A questão de nossos dias é se existe uma verdade absoluta que é verdade para todos, não importando quem são, onde vivem ou o que fazem. Muitas pessoas dizem que verdade é tudo que eles querem que seja. Eles afirmam que o que você acredita é “verdade para você” e o que eu acredito é “verdade para mim” mesmo quando os dois são mundos separados. Algo não pode ser ao mesmo tempo verdadeiro e falso. Em tal visão de mundo de auto-engano a verdade não é mais objetiva.
Toda verdade é uma verdade universal. Não há lugar onde a verdade não é verdade. É abrangente, total, completa. Francis Schaeffer diz: “O cristianismo bíblico é a verdade sobre toda realidade.” Ou seja, ela existe sem qualquer exceção. A verdade é absoluta porque é derivada do único Deus. Verdade absoluta depende de Deus.
Em terceiro lugar, a verdade é singular
Isso quer dizer que a verdade é uma entidade única. Ela não existe em pedaços de idéias alheias ou dados desconectados. A Bíblia frequentemente usa o artigo definido quando se fala da verdade. A verdade nunca pode ser meramente uma verdade, como se ela existisse em fragmentos de várias fontes. A verdade não é uma coleção de ideologias recolhidas de fontes separadas. Ela não pode ser encontrada em estudos de religiões comparadas ou filosofias concorrentes. Em vez disso, toda verdade encontra-se no único Deus verdadeiro.
Porque a verdade é um corpo de verdade, ela é sempre internamente consistente. Ela nunca se contradiz. A verdade sempre fala a uma só voz e está sempre em perfeito acordo com ela mesma. Está sempre em harmonia com todo o que diz, pois cada aspecto da verdade é coerente com a soma de suas partes.
Schaeffer observa: “O cristianismo não é uma série de verdades no plural, mas a verdade escrita com ‘V’ maiúsculo” Em outras palavras, a verdade apresenta uma visão de mundo singular. Ela apresenta uma origem para o universo, um dos problemas da raça humana, uma forma de salvação, um caminho de santidade, um padrão para a família, um plano para a história humana, uma consumação do século. James Montgomery Boice afirma, “Verdade une. Não há fase da verdade que não esteja relacionada a todas as outras fases da verdade. Todas as coisas que são verdadeiras são parte da verdade e está em bom relacionamento com Deus, que é Ele mesmo a verdade. “A verdade é coerente consigo mesma.
Em quarto lugar, a verdade é objetiva
Isto significa que a verdade não é subjetiva. Não é descoberto por sentimentos pessoais, nem determinada por intuições particulares. Em vez disso, a verdade é proposicional. Ela é transmitida em palavras bem definidas que tenham definições racionais e é indicado em termos precisos, que comunicam significado real. As palavras significam alguma coisa em relação à verdade. Portanto, a verdade é preto e branco. É definido, definitivo e conclusivo. A verdade não é abstrato, vago, ou nebuloso. É precisamente determinado pelo significado fixo de palavras e pode ser observado, discutido, estudado, analisado, acreditada, proclamada e defendida.
Porque a verdade é objetiva, é honesta, imparcial, sem preconceitos e não partidária. Ela fala a todas as pessoas em todos os lugares o mesmo. A verdade nunca fala pela suas costas. Ela nunca atende à multidão. Ele nunca diz uma coisa para uma pessoa e outra coisa para outra. Verdade responde a todas as pessoas da mesma forma que ela encontrá-los.
Em quinto lugar, a verdade é imutável.
Deus não muda e nem a Sua verdade, que não pode ser verdade hoje, mas amanhã. Verdade é o mesmo ontem, hoje e sempre. Certo é sempre certo e errado é sempre errado. A sociedade pode tentar redefinir a moralidade. Cultura pode tentar reclassificar seus costumes. Mas Jesus se identificou como a Verdade, não o costume do dia. A verdade é sempre a mesma. O salmista diz: “Para sempre, ó Senhor, a tua palavra está firmada nos céus” (119:89). Isaías 40:8 afirma: “Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente. “ O mundo muda. Reinos se levantam e caem. Mas a verdade permanece imutável.
A verdade é permanente, fixa e estabelecido. É inflexível, invariável, constante, permanente, duradouro, eterno, imutável. Portanto, a verdade é sempre relevante. É sempre atual, sempre contemporânea, sempre relevante. Verdade aborda as questões do dia com uma visão penetrante. Ela nunca está desatualizada, nunca obsoleta, nunca terminou. A verdade nunca se cansa, nunca diminui, nunca deixa de ser verdade.
Em sexto lugar, a verdade é autoritária
A verdade não gagueja. Ela fala com a autoridade suprema do próprio Deus. Ela sempre faz exigências sobre nós e nunca oferece meras sugestões. Ela nunca apresenta apenas mais uma opção para considerar. Nunca se destina a ser simplesmente interessante. Ela nunca fala para agradar a nossa curiosidade. Em vez disso, a verdade fala com a voz de soberania. Verdade ruge com o som de muitas águas, abafando todas as outras vozes. Verdade está comandando, prendendo e direcionando. Ela tem a autoridade para mandar em nós. A verdade deve, portanto, ser ouvida. Ele exige a nossa atenção. Não podemos fingir que a verdade não tem falado. Não podemos agir como se ela fosse embora. Nós não podemos viver em negação da verdade. Ela se apodera de nós pelas lapelas e nos atrai perto. A verdade é vinculativa para as nossas vidas. A verdade exige nossa resposta.
Da mesma forma, a verdade possui um poder sobrenatural. Jesus disse: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:32). Quando recebida pela fé, a verdade livra as nossas almas da tirania do pecado. Jesus orou: “Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.” (João 17:17). A verdade limpa e purifica. Ela penetra no nível mais profundo do coração do ser humano, corta o osso e trabalha de dentro para fora (Hb 4:12). Ela tem poder transformador. Ela converte, santifica e fortalece. Ela conforma, transforma e reforma. Verdade renova nossa mente, revive os nossos corações e redireciona os nossos passos.
A verdade tem a palavra final em todos os assuntos, dizendo-nos como adorar e como caminhar. Ela nos diz como seguir a Cristo. Ela é o árbitro final sobre qualquer assunto. Ela é o juiz final de cada vida. Todas as pessoas são medidas pela verdade. Toda vida é pesado na balança pela verdade. Cada destino é marcado pela verdade. E assim a verdade terá a palavra final em cada vida.
Antunesebd.com | tradução William Bessa | Original aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário