Esta é uma afirmação sobremodo humilhante e, ao mesmo tempo,
bastante abençoadora para o verdadeiro discípulo de Jesus. Foi muito humilhante
para os discípulos ouvirem que não haviam escolhido a Cristo. As necessidades
de vocês são tantas, e seus corações, tão endurecidos, que vocês não me
escolheram. Mas, apesar disso, foi extremamente reconfortante para os
discípulos saberem que Cristo os havia escolhido — “Não fostes vós que me
escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros”. Isto lhes mostrou
que Cristo os amou antes de eles O amarem — Ele os amou quando ainda estavam
mortos em pecados. Em seguida, Jesus mostrou aos discípulos que seria o amor
que os tornaria santos: “Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo
contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis
fruto, e o vosso fruto permaneça”.
Consideremos as verdades deste versículo na ordem em que são expressas.
1.OS HOMENS NÃO ESCOLHEM NATURALMENTE A CRISTO — “Não fostes vós que me escolhestes a mim”. Isto era verdade a respeito dos apóstolos; também é verdade a respeito de todos os que crerão em Jesus, até o final do mundo. “Não fostes vós que me escolhestes a mim.” O ouvido natural é tão surdo, que não pode ouvir; os olhos naturais, tão cegos, que não podem ver a Cristo. Em certo sentido, é verdade que todo verdadeiro discípulo escolhe a Cristo; mas isto acontece somente quando Deus abre os olhos da pessoa, para que ela veja a Jesus; quando Deus outorga vigor ao braço ressequido, para que ele abrace a Cristo.
Consideremos as verdades deste versículo na ordem em que são expressas.
1.OS HOMENS NÃO ESCOLHEM NATURALMENTE A CRISTO — “Não fostes vós que me escolhestes a mim”. Isto era verdade a respeito dos apóstolos; também é verdade a respeito de todos os que crerão em Jesus, até o final do mundo. “Não fostes vós que me escolhestes a mim.” O ouvido natural é tão surdo, que não pode ouvir; os olhos naturais, tão cegos, que não podem ver a Cristo. Em certo sentido, é verdade que todo verdadeiro discípulo escolhe a Cristo; mas isto acontece somente quando Deus abre os olhos da pessoa, para que ela veja a Jesus; quando Deus outorga vigor ao braço ressequido, para que ele abrace a Cristo.
O significado das palavras de Jesus era: “Vocês nunca me
teriam escolhido, se eu não os tivesse escolhido”. É verdade que, quando Deus
abre o coração do pecador, este escolhe a Cristo e a ninguém mais, somente a
Cristo. É verdade que um coração vivificado pelo Espírito sempre escolhe a
Cristo, a ninguém mais, somente a Cristo, e por Ele renunciará o mundo inteiro.
Irmãos, este versículo nos ensina que todo pecador
despertado se mostra disposto a seguir a Cristo, mas não antes de ser tornado
disposto. Aqueles que dentre vocês foram despertados, não escolheram a Cristo.
Se um médico viesse à sua casa e dissesse que viera para curá-lo de sua
enfermidade, e se você sentisse que não estava doente, diria ao médico: “Não
preciso de você; procure o vizinho”. Esta é a maneira como você age para com o
Senhor Jesus: Ele lhe oferece a cura, mas você Lhe diz que não está enfermo;
Ele se oferece para cobrir, com a obediência dEle mesmo, a nudez de sua alma,
mas você responde: “Não preciso dessa roupa”.
Outra razão por que você não escolhe a Cristo é esta: você
não vê qualquer beleza nEle. “E como raiz de uma terra seca; não tinha
aparência nem formosura” (Is 53.2). Você não vê qualquer beleza na pessoa de
Cristo, nenhuma beleza na obediência dEle, nenhuma glória na sua cruz. Você não
O vê e, por isso, não O escolhe.
Outra razão por que você não escolhe a Cristo é esta: não
quer que Ele o torne santo. “Lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o
seu povo dos pecados deles” (Mt 1.21). Mas você ama o pecado, ama os seus
prazeres. Por isso, quando o Filho de Deus se aproxima e lhe diz: “Eu o
salvarei dos seus pecados”, você responde: “Amo o pecado, amo os meus
prazeres”. Por conseguinte, você nunca pode chegar a um acordo com o Senhor
Jesus. “Não fostes vós que me escolhestes a mim.” Embora eu tenha morrido em
favor de vocês, não me escolheram. Tenho lhes falado por muitos anos, mas,
apesar disso, vocês não me escolheram. Tenho lhes dado a Bíblia, para
instruí-los, e ainda assim vocês não me escolheram. Irmão, esta acusação lhe
sobrevirá no Dia do Juízo: “Eu o teria vestido com a minha obediência, mas você
não o quis”.
2. CRISTO ESCOLHEU
SEUS PRÓ-PRIOS DISCÍPULOS. “Eu vos escolhi a vós outros”. O Senhor Jesus
contemplou os seus discípulos com um divino olhar de misericórdia, dizendo-
lhes: “Eu vos escolhi a vós outros”. Todos aqueles que Jesus traz à glória, Ele
os escolheu.
O tempo em que Ele escolheu os discípulos. Observamos que
foi antes de eles crerem — “Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo
contrário, eu vos escolhi a vós outros”. Isto equivale a: “Fui eu que comecei a
lidar com vocês, não foram vocês que começaram a lidar comigo”. Você perceberá
isto em Atos 18.9 e 10: “Teve Paulo durante a noite uma visão em que o Senhor
lhe disse: Não temas; pelo contrário, fala e não te cales; porquanto eu estou
contigo, e ninguém ousará fazer-te mal, pois tenho muito povo nesta cidade”.
Nesta ocasião, Paulo estava em Corinto, a cidade mais lasciva e ímpia do mundo
antigo. Os coríntios se davam a banquetes e à detestável idolatria, mas Cristo
disse ao apóstolo: “Tenho muito povo nesta cidade”. Eles não tinham escolhido a
Cristo; Ele, porém, os escolheu. Aqueles coríntios não se haviam arrependido
ainda, mas Cristo fixou seus olhos sobre eles. Isto mostra claramente que Cristo
escolhe os seus discípulos antes que estes O busquem.
Além disso, Cristo os escolheu desde o princípio — “devemos
sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos
escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé
na verdade” (2 Ts 2.13); “assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do
mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor” (Ef 1.4).
Portanto, irmãos, foi antes da fundação do mundo que Cristo escolheu os seus próprios
discípulos, quando não havia sol, nem lua; quando não havia mar, nem terra —
foi no princípio. Ele podia dizer com certeza: “Não fostes vós que me
escolhestes a mim”. Antes que os homens amassem uns aos outros, ou que os anjos
se amassem mutuamente, Cristo escolheu os seus próprios discípulos. Agora sei o
que significam as palavras de Paulo, quando ele disse: “A fim de poderdes
compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a
altura, e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo
entendimento” (Ef 3.18-19).
Agora não fico surpreso com a morte de Cristo. Foi uma
expressão de amor tão grande que transbordou os diques que o retinham, um amor
que irrompeu no Calvário e no Getsêmani. Ó irmão, você conhece este amor?
Agora falemos sobre a razão deste amor. “Não fostes vós que
me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros” (Jo 15.16).
Esta é uma pergunta natural: por que Ele me escolheu? Respondo que a razão por
que Ele escolheu você foi o beneplácito da vontade dEle mesmo. Você pode ver
isto ilustrado em Marcos 3.13: “Depois, subiu ao monte e chamou os que ele
mesmo quis, e vieram para junto dele”. Havia uma grande multidão ao redor de
Jesus; Ele chamou alguns, mas não chamou a todos. A razão apresentada é esta:
“Chamou os que ele mesmo quis”. Não há qualquer razão na criatura; a razão está
nEle, que escolhe. Você verá isto em Malaquias 1.2 e 3: “Eu vos tenho amado,
diz o SENHOR; mas vós dizeis: Em que nos tens amado? Não foi Esaú irmão de
Jacó? — disse o SENHOR; todavia, amei a Jacó, porém aborreci a Esaú”. Eles não
eram filhos da mesma mãe? Apesar disso, “amei a Jacó e aborreci a Esaú”. A
única razão apresentada é esta: “Terei misericórdia de quem eu tiver
misericórdia” (Êx 33.19). Você também pode ver isto em Romanos 9.15 e 16. A
única razão que a Bíblia nos oferece para explicar porque Cristo nos amou (e se
você estudar até à sua morte, não encontrará outra) é esta: “Terei misericórdia
de quem me aprouver ter misericórdia”. Isto é evidente de todos aqueles que
Cristo escolhe.
A Bíblia nos fala sobre duas grandes apostasias: uma, no
céu; outra, na terra. A primeira, no céu: Lúcifer, a estrela da manhã, pecou
por orgulho, e Deus o lançou no inferno, bem como todos aqueles que
acompanharam a Lúcifer em seu pecado. A segunda apostasia, na terra: Adão pecou
e, por isso, foi expulso do Paraíso. Tanto Adão como Lúcifer mereciam a
condenação. Deus tinha um propósito de amor. Em favor de quem existia este
propósito? Talvez os anjos apelaram pelos outros anjos que eram seus
companheiros. Mas Cristo os deixou de lado e morreu em favor do homem. Por que
Ele morreu em favor do homem? A resposta é: “Terei misericórdia de quem me
aprouver ter misericórdia”. Isto também é evidente nas pessoas que Cristo
escolhe. Talvez você pense que Cristo deveria escolher os ricos, mas o que
disse Tiago? “Não escolheu Deus os que para o mundo são pobres, para serem
ricos em fé e herdeiros do reino que ele prometeu aos que o amam?” (2.5)
Você também pode imaginar que Cristo deveria escolher os
nobres; eles não têm os preconceitos que os pobres têm. Mas, o que nos dizem as
Escrituras? “Não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos
poderosos” (1 Co 1.26). Ou talvez você pense que Cristo deveria escolher os
eruditos. A Bíblia está escrita em linguagem difícil; suas doutrinas são árduas
à compreensão; apesar disso, veja o que Cristo disse: “Graças te dou, ó Pai,
Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos
e as revelaste aos pequeninos” (Mt 11.25).
Ainda, você pode imaginar que Cristo deveria escolher
pessoas cheias de virtudes. Embora não haja nem um justo, existem algumas
pessoas que são mais virtuosas do que outras. Todavia, Cristo disse que
publicanos e meretrizes entram no reino de Deus, enquanto os fariseus são
deixados do lado de fora. “Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como
do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão
inescrutáveis, os seus caminhos!” (Rm 11.33) Por que o Senhor Jesus escolheu os
mais ímpios? Eis a única razão que encontrei na Bíblia: “Terei misericórdia de
quem me aprouver ter misericórdia e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter
compaixão” (Rm 9.15).
Cristo escolhe alguns dos que O buscam e não outros. Houve
um jovem rico que veio a Cristo e perguntou- Lhe: “Bom Mestre, que farei para
herdar a vida eterna?” (Mc 10.17) Este jovem foi sincero, mas um obstáculo
surgiu entre eles, e o jovem recuou. Uma mulher pecadora veio aos pés de Jesus,
chorando. Ela também foi sincera, e Cristo lhe disse: “Perdoados são os teus
pecados” (Lc 7.48). O que causou a diferença? “Terei misericórdia de quem me
aprouver ter misericórdia.” O Senhor Jesus “chamou os que ele mesmo quis”. Ó
meu irmão, humilhe- se ante a soberania de Deus. Se Ele decidiu ter compaixão,
Ele terá compaixão.
3. APRESENTO O
TERCEIRO E ÚLTIMO PONTO: “Eu... vos designei para que vades e deis fruto, e
o vosso fruto permaneça” (Jo 15.16). Cristo escolhe não somente aqueles que
serão salvos, mas também a maneira como isso acontecerá. Escolhe não somente o
começo e o fim, mas também o meio. “Deus vos escolheu desde o princípio para a
salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade” (2 Ts 2.13). “Assim
como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis
perante ele; e em amor...” (Ef 1.4). E lemos em Romanos 8: “E aos que
predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também
justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou” (v. 30). A
salvação é como uma corrente de ouro que une o céu à terra. Dois elos estão nas
mãos de Deus — a eleição e a salvação final. Mas alguns dos elos estão na terra
— a conversão, a adoção, etc. Irmãos, Cristo nunca escolhe um homem para crer e
ser imediatamente transportado à glória. Ah! meu irmão, como isto remove todas
as objeções levantadas contra a santa doutrina da eleição! Alguns talvez digam:
“Se sou eleito, serei salvo, viverei como quiser”. Não, se você vive em
impiedade, você não será salvo. Outros talvez digam: “Se eu não sou um eleito,
não serei salvo, viverei como eu quiser”. Se você é ou não eleito, eu não sei.
Eu sei isto: se você crer em Cristo, será salvo.
Quero perguntar-lhe: você já creu em Jesus? Está portando a
imagem de Cristo? Então, você é um eleito e será salvo. Todavia, existem muitos
que ainda não creram em Cristo e não têm uma vida santa. Então, não importa o
que vocês pensam agora, descobrirão ser verdade que estão entre aqueles que
foram deixados de fora.
Oh! meu irmão, aqueles que negam a eleição negam que Deus
pode ter misericórdia! Esta é uma doce verdade: Deus pode ter misericórdia. No
seu coração endurecido não existe nada capaz de impedir que Deus tenha
misericórdia de você. Tome posse desta verdade no coração: Deus pode ter
misericórdia. “Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos
escolhi a vós outros.”
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