quinta-feira, janeiro 27, 2011

Novo Presidente da Convenção Batista Brasileira


No dia 24 de janeiro, na cidade de Niterói-RJ, durante  a 91ª Assembléia dos Batista, foi realizada a eleição do novo presidente da Convenção Batista Brasileira (CBB), Paschoal Piragine Júnior que tem como mandato os próximos dois anos, sucedendo no cargo, o pastor Josué Mello Salgado.
Paschoal Piragine chega pela segunda vez à presidência da CBB, posição que já ocupou no ano de 2007. Nessa eleição ele recebeu 637 votos dos convencionais no segundo turno, em disputa com o pastor Vanderlei Batista Marins, que recebeu 250 votos.
Logo após a sua posse o novo presidente da CBB expressou sua expectativa em relação ao seu mandato: “Sinto profundo temor e tremor, pois é uma responsabilidade muito grande honrar a história dos batistas e honrar o nome de Jesus, que é o Senhor de todas as coisas. É com muito temor e tremor que estou caminhando nessa direção, para tentar fazer só aquilo que Jesus queira, só isso. Nem uma vírgula, nem para direita e nem para a esquerda”.
Piragine é Doutor em Ministérios, pela Faculdade Teológica Sul Americana, de Londrina (PR). Atualmente atua como pastor titular da Primeira Igreja Batista de Curitiba, onde está desde o dia 20 de agosto de 1988. Casado com Cleusa Piragine, com quem tem dois filhos, o Pastor Michel Ferreira Piragine e Kelly Piragine Sonda, também formada em Teologia.
O novo presidente da CBB é autor de vários livros: “Orações que Deus gostaria de ouvir”, Doenças da Família Moderna”,  “A escalada da fé”, entre outros.
Após a escolha do presidente da CBB, foram escolhidos os vice-presidentes: 1ª Vice-presidente é a professora  Nancy Dusilek e na 2ª vice-presidência, o pastor Vanderlei Marins. A 3ª vice-presidencia ficou com o pastor Eli Fernandes. A nova diretoria da CBB foi completada depois, com a eleição dos secretários: Dayse dos Santos Correa (1ª secretária), pastor Lécio Dornas (2º secretário), pastor Edgard Barreto Antunes (3º secretário) e Damares de Luna Rodrigues (4ª secretária).
O que é a Convenção Batista Brasileira
A Convenção Batista Brasileira (CBB) é o órgão máximo da denominação batista no Brasil. É a maior convenção batista da América Latina, representando cerca de 7.000 igrejas, 4.000 missões e 1.350.000 fiéis. Como instituição, existe desde 1907, servindo às igrejas batistas brasileiras como sua estrutura de integração e seu espaço de identidade, comunhão e cooperação. É ela que define o padrão doutrinário e unifica o esforço cooperativo dos batistas do Brasil.
Administração
A Convenção Batista Brasileira é administrada por um Conselho Geral, cuja diretoria tem o mandato de 2 anos. Assim como as igrejas locais que a integram, a CBB se rege por estritos padrões democráticos, com ênfase na descentralização decisória e na alternância do poder. O Conselho Geral é o órgão responsável pelo planejamento, a coordenação e o acompanhamento dos programas da CBB e de suas organizações.
Organização
Para o cumprimento de sua missão no Brasil e no Mundo, os Batistas Brasileiros se organizam de uma forma prática e funcional. Na área de missões opera através da Junta de Missões Mundiais e da Junta de Missões Nacionais. No âmbito da educação teológica atuam na formação ministerial e missionária, os Seminários Teológicos: do Norte e de Educação Cristã (Recife/PE), Equatorial (Belém/PA), do Sul e o Centro Integrado de Educação e Missões (Rio de Janeiro). Há ainda os Colégios Batistas espalhados pelo Território Nacional. Organizações executivas nas áreas do trabalho feminino, masculino e jovem são, respectivamente: a União Feminina Missionária, a União de Homens e a Junta de Mocidade. Como organizações auxiliares, a Ordem dos Pastores, a Associação dos Músicos, a Associação Nacional de Educandários, a Associação de Instituições de Ensino Teológico, a Associação dos Diáconos e a Associação dos Educadores Cristãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário