sexta-feira, dezembro 10, 2010

ONG diz que crise aumentou corrupção no mundo; percepção é igual no Brasil

Berlim, 9 dez (EFE).- A crise deu fôlego à corrupção nos últimos três anos no mundo todo, e especialmente na América do Norte e na Europa, é o que aponta o Barômetro Global da Corrupção 2010, publicado nesta quinta-feira pela ONG Transparência Internacional (TI), percepção que se repete na opinião dos brasileiros.    
O documento destaca que em 73% dos cidadãos pesquisados na Europa e 67% dos interrogados na América do Norte consideram que os crimes financeiros aumentaram no último triênio em seus respectivos países. Na opinião de 64% dos brasileiros entrevistados a corrupção aumentou no mesmo período. Conforme o levantamento, 27% dos brasileiros acreditam que a corrupção ficou estável, enquanto 9% percebem redução.
Na media mundial, os que acreditam que a corrupção aumentou no período ficou em 56%, enquanto 30% consideram que se manteve e só 14% percebem melhoria.
Os países em que os cidadãos percebem que a corrupção piorou nos últimos três anos são Senegal (88%), Romênia (87%), Venezuela (86%), Papua Nova Guiné (85%), Portugal (83%), Peru (79%) e Paquistão e Iraque (77%).
Na Espanha, 73% dos entrevistados consideram que a corrupção se estendeu neste período, contra 24% que mantém que segue constante e 3% acreditam que se reduziu.
"A crise financeira contínua afetando à opinião das pessoas sobre a corrupção, especialmente na Europa e na América do Norte", garantiu a presidente da TI, Huguette Labelle, em comunicado.
Sugeriu que os Governos de todo o mundo "mostrem seus esforços para restaurar as boas práticas de governança e de confiança" de seus cidadãos nas instituições públicas.
Este estudo, diferente do Índice de Percepção da Corrupção também publicado anualmente pela TI, não classifica os países em um único ranking, mas por enfoque temático.
Nesta edição, o Barômetro Global da Corrupção está centrado, entre outros assuntos, na percepção pública da transparência das instituições.
A ONG alemã classifica de "triste" que oito em cada dez pesquisados no mundo considerem que os partidos políticos são "corruptos" ou "extremamente corruptos", seguidos da falta de transparência pelo conjunto de funcionários públicos e os órgãos legislativos nacionais.
Sete em cada dez dos entrevistados garantem que denunciariam qualquer caso de corrupção, percentual que se reduz a 50% no caso de serem vítimas pessoais de um delito econômico deste tipo.
"A mensagem deste Barômetro de 2010 é que a corrupção é insidiosa. Faz as pessoas perderem a fé. A boa notícia é que o povo está disposto a atuar", garantiu Labelle. EFE
[AEBD] Estamos vivendo em uma sociedade sem valores éticos e morais, cada dia que passa a humanidade tem buscado satisfazer seus prazeres, é ai que mora o perigo, por que os prazeres nunca serão satisfeitos, então começa a sagacidade do homem. Podemos dizer que essa geração pós-moderna esta vivendo no conceito (cada um por si, e o resto que se dane), nesse conceito de tirar proveito de tudo ele começa com os desvios de comportamento, deixando princípios éticos morais. Ai começa nascer um corrupto.
Mais ainda à esperança para o ser humano decaido: Através da Palavra de Deus, seguindo os ensino do mestre nosso Senhor Jesus.
Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis.
...Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios,
...sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem,
...traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus,
...Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, 2 Timóteo 3.1-4,16


Um comentário:

  1. Antunes,realmente se todos seguíssemos os ensinamentos de Jesus,o mundo seria de paz total, porém o que vemos é o inverso,resta-nos rezar e pedir ao Pai que nos oriente para que ainda haja tempo para arrependimentos.Tenha uma ótima semana!

    ResponderExcluir